12.1.15

Conhecendo a Deus e a si mesmo.

Muitos são os momentos em nossas vidas em que ficamos ansiosos. Às vezes, ficamos até mesmo sem haver um motivo aparente.

A ansiedade é o medo de fatos futuros, o medo de circunstâncias as quais não conseguimos presumir o seu desfecho. E junto à ansiedade encontra-se a dúvida. Isto porque existem fatos em que não conseguimos ter certeza dos resultados que deles irão advir. E a dúvida pode trazer outro elemento consigo: a angústia. A angústia revela-se no reconhecimento de nossa impotência para definir o que virá depois ou para alterar um possível resultado. 

Diante da nossa impotência, buscamos sempre alguém ou algo maior e mais suficiente do que nós para nele ou nisto colocarmos nossa confiança e acharmos descanso, consolo e conforto. Então corremos para um abraço, para um colo, para uma ocupação, uma atitude; enfim, corremos para algo ou alguém que possa nos consolar e dar esperança de que o futuro pode ser sempre melhor do que aquele que esperamos ou presumimos. 

Bem, tenho aprendido que a Bíblia não revela apenas a natureza e essência de Deus, mas também revela a mim mesmo. Ela funciona como um espelho puro que corrige todas as distorções existentes em minha alma e que são reconhecidas ou não por mim mesmo. 

Quando lemos a Bíblia sob esta ótica nos sentimos absolutamente nus diante de Deus, sendo que é assim mesmo que Ele nos enxerga.

Talvez seja por isso que muitas pessoas evitam ler a Bíblia com o espírito de sujeição. Elas se deparam com verdades desagradáveis de si mesmas e percebem que Deus as vê em todo o tempo e que não conseguem esconder absolutamente nada Dele, nem mesmo aqueles pensamentos mais réprobos que fingem não ter.

Através da Bíblia aprendi a ouvi-Lo no silêncio de mim mesmo, pois descobri que posso fazer calar todas as vozes dentro de mim e concentrar-me somente na Sua, inconfundível e agradável, tão poderosa e ao mesmo tempo tão delicada.

Lendo a Bíblia comecei a passar mais tempo com Deus e com Sua Palavra e, com isso, pude ver coisas que ninguém jamais verá, já que algumas revelações e ensinamentos são individuais. Também pude ouvir coisas que ninguém jamais ouvirá, pois Ele sabe qual é a estrutura de cada um e tem algo exclusivo para neste sentido.

Mas o mais importante foi perceber o fato de que eu estava compreendendo verdades que só quem realmente está ligado a Ele pode compreender!

Meus melhores momentos então passaram a ser as frias, solitárias e ventosas noites, quando fico horas com minha Bíblia aberta, meu coração rendido e com Deus ao meu lado. 

É incrível como quando você começa a conhecer mais do Criador passa a conhecer mais de si mesmo, já que fomos feitos à sua imagem e semelhança.

Hoje, quando a ansiedade bate a porta do meu coração e o desespero começa a querer tomar conta de mim, lembro-me que existe um lugar e Alguém cuja boa palavra é poderosa para me restaurar a alegria, a esperança, a fé, o consolo e aquela inigualável paz que excede a todo entendimento. 

A ansiedade revela o quanto nós não confiamos em Deus. E, se pouco confiamos, é porque pouco o conhecemos. E se pouco o conhecemos, é porque pouco o buscamos, porque pouco meditamos em Sua Palavra, tornando-nos incapazes de ouvir sua voz.

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o anima” - Provérbios 12:25

Que Deus te abençoe.