5.12.14

Esforça-te.

Estes quatro versículos de hoje abrem o texto de uma palavra de estímulo do próprio Senhor Deus ao povo de Israel para a dedicação de todos à reconstrução do templo.

Observe que a palavra do Senhor vem a Ageu para suscitar o ânimo dos três níveis de ação de um povo envolvido em uma obra, qualquer que seja ela. No caso de Israel, a reconstrução do templo e os seus três fatores de produção, para que a obra fosse retomada e concluída. Vejamos:

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai" - Ageu 2.4.

Quando a obra é de Deus, sempre observaremos isto. Além do espírito das pessoas nela envolvidas serem despertados pelo próprio Senhor para a continuidade dela, como lemos no final do capítulo anterior, o próprio Senhor vem a estas pessoas para estimular à luta e ao trabalho.

Observe que depois de três palavras, três expressões verbais para cada um dos envolvidos na tarefa - governador, sumo sacerdote e povo - , o Senhor ainda conclama de forma genérica e positiva: "porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos".

Assim deve ser conosco nos dias de hoje!

Como igreja de Cristo, temos dezenas de atividades para desempenhar. Umas mais fáceis e outras, talvez, mais complexas.

Temos que dar as mãos, sermos um povo só, para que, como líderes e liderados, realizemos a obra que para nós foi confiada por Deus. Se fizermos isso, não precisaremos ter dúvidas; Ele, Deus, estará conosco, nos auxiliando e apoiando na superação de todas e quaisquer dificuldades.

Que essas palavras sejam verdades em sua vida.

Que Deus te abençoe.