10.9.13

A cura para uma sociedade enferma.

Mais uma vez o Brasil pára diante de um caso estarrecedor. Não muitos meses após a morte do vocalista "Chorão", da banda Charlie Brown Jr e decorrente do uso excessivo de drogas, agora nos deparamos com o suicídio de seu companheiro de carreira musical e componente da mesma banda, o baixista Champion.

Um jovem de 35 anos, cheio de vitalidade e gosto pela vida, que daqui a alguns meses seria pai e que adorava cantar, brincar e estar com a família e amigos.  Pelo que tudo indica até o momento, Champion não demonstrava nenhum comportamento fora do comum. 

Todos os assuntos tratados por ele, em família ou com os amigos, eram os mesmos de qualquer outro homem adulto, trabalhador e responsável, que em breve teria o privilégio e a responsabilidade de cuidar de mais uma vida dentro de casa.

Entretanto, comprovou-se que logo após a morte de seu companheiro de banda, situações que pontuavam uma tristeza profunda em sua alma eram cada vez mais recorrentes. Com um novo DVD de músicas inéditas prestes a ser lançado, nos shows mais recentes da banda Champion fazia questão de ressaltar o quanto se sentia profundamente triste por não ter ao seu lado aquele que ele considerava o "melhor amigo de sua vida".

Como entender situações como essa? Será que existe alguma explicação para tanta desgraça em nossa sociedade?

Nessas horas, somente a Bíblia nos traz respostas, consolo e direção.

Ela nos ensina que "Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo 'despreza' a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna".  João 12:25

Este verso nos adverte sobre a importância que damos a pessoas e situações, depositando nelas nossas expectativas e toda a satisfação da nossa alma. 

Refletindo nisso entendemos que tanto as pessoas, as situações ou quaisquer outros fatores humanos são efemeridades da vida terrena, e que um dia elas desaparecerão. 

O ensinamento deste verso afirma que se as nossas expectativas e esperanças da vida precisam estar apoiadas em algo sólido, pois só assim os nossos pés não serão estremecidos.

Embora a sociedade tenha dificuldades para assumir, o grande problema do homem chama-se "pecado”. Ainda que este conceito seja exclusivo das religiões originárias em Abraão (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), todas as outras religiões concordam que alguma coisa esteja errada com o ser humano.

Sua confiança em si mesmo, seu distanciamento de verdades espirituais, as constantes aflições da vida e as intensas anomalias emocionais adquiridas pelo homem - e quando eu digo "homem" refiro-me a sociedade de maneira geral, cedo ou tarde trazem as terríveis conseqüências que ele próprio tem semeado ao longo dos anos.

Os mais antigos relatos bíblicos já mostram que as sociedades que se distanciaram de Deus acabaram sucumbindo em suas próprias paixões e inverdades.  

Quando não conseguimos entender que a esperança do "homem limitado" precisa ser depositada unicamente no DEUS ILIMITADO, privamo-nos de viver a vida abundante que Ele, Deus, planejou para nós nesta terra. Com isso, quando o homem perde seus referenciais efêmeros de alegria, satisfação e prazer, sua vida perde todo o sentido restando-lhe apenas a morte como alívio.

Mas a esperança não é plenamente eficiente quando a mente do homem já está absorta na sua incredulidade, como é claramente o caso de nossa sociedade. É preciso que o coração do homem incline-se para uma fé legítima e verdadeira neste DEUS ILIMITADO.

A Bíblia diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxime de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11.6  

Para que algo aconteça em nossas vidas temos que nos esforçar, acreditar, romper em fé e esperança mesmo que a situação nos impulsione para o lado contrário!

Precisamos ter fé nas revelações contidas na Bíblia quanto a esperança, pois tudo que as Escrituras Sagradas fazem é nos inspirar a ter esperança.

Noé construiu a arca porque Deus colocou esperança no seu coração. Com isso, a raça humana não foi aniquilada porque Deus revelou uma visão de um futuro melhor.

O chamado de Abraão para deixar sua terra e parentela foi alicerçada em esperança - “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” - Gênesis 12:3. Quatrocentos anos de escravidão no Egito não conseguiram apagar essa chama de esperança, e Deus confirmou com braço forte a Sua promessa de liberdade e independência, ao libertá-los do Egito.

Os profetas foram enviados com mensagens de juízo e de condenação. Mas no meio de lutas, invasões, apostasia e adultério espirituais, os porta-vozes de Deus não deixaram de descrever quadros de vitória e salvação nos horizontes futuros. Isaías, por exemplo, escreveu assim 200 anos antes do Cativeiro de Israel: “Consolai, consolai, o meu povo, diz o vosso Deus...a glória do Senhor se manifestará e toda a carne a verá... Eis que o Senhor Deus virá com poder e o Seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa” - Isaías 40:1-10. Não era para Israel cair no poço fundo da depressão e desespero, porque Deus promete voltar a mostrar os Seus cuidados amorosos especiais.  

Esperança na Bíblia é assim.

Em meio as terríveis aflições e sofrimentos provocados pela rebeldia e pecado do homem, Deus promete uma mudança radical que alegra o coração mais desesperado.

Assim o pessimismo e a tristeza se anulam nas promessas de bênçãos e consolo provenientes de Deus.

A esperança precisa ter raízes bem firmes nas promessas de Deus. E isso só ocorre quando a esperança age em conjunto com a fé no coração do homem.

É por isso que quando vemos casos de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças colocando fim em suas vidas e nas de outros, precisamos entender e reconhecer que nossa sociedade está profundamente enferma, necessitando urgentemente encontrar-se novamente com aquele que é o doador da vida: Jesus Cristo, o Salvador.

Somente Jesus Cristo consegue inserir na alma do homem a esperança e fé que ele tanto precisa para não sucumbir nos dias atuais.

Deus te abençoe.