21.5.13

Adoração e Oração.

Embora "adoração" seja um termo comum em nossos dias, receio que alguns cristãos o associem equivocadamente com a música ou com palavras de elogio a Deus, manifestando aí uma visão superficial do que realmente é adorar a Deus.

De um modo bem simples eu defino adoração como sendo o espelhar da glória divina. Em outras palavras, penso que adoração é tudo o que sou, penso, desejo, faço ou falo, exaltando, engrandecendo, enobrecendo e glorificando a pessoa e a obra de Deus!

É impossível querer que Deus receba a adoração dos lábios, se ela emana de um coração incrédulo, distante de Deus, e que o desonra por meio de uma vida incoerente. A boca precisa expressar o que o coração está cheio. Não são os belos cânticos que lhe entoamos, e sim a vida santa que lhe consagramos, a real adoração.

O profeta Isaías, ratificado depois por Jesus, denunciou este erro vital. "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram" (Mateus 15:8-9). Não basta dizer "santificado seja o teu nome" se isso for apenas uma vã repetição, pois este falar será negado pelas ações seguintes.

Demônios diziam de Jesus, "bem sei quem és: o Santo de Deus" (Marcos 1:24), e nem por isso o estavam adorando. O rei Herodes, teve um trágico fim por não dar glória a Deus. Não por não ter dito "glória a Deus", e sim, por ter a atitude soberba de demonstrar o desejo de usurpar a glória que só a Deus é devida. Deixou-se levar pelos corrompidos elogios de homens que buscavam os próprios interesses.

Todas as pessoas são adoradoras? Digo que sim! Entretanto, nem toda adoração é aceitável por Deus ou dirigida a Ele. Foi o que Jesus disse à prostituta samaritana. "Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:19-24).

Qualquer pessoa pode dizer palavras de adoração, mas só os verdadeiros filhos de Deus conseguem expressar a verdadeira adoração exigida e esperada pelo Pai celestial.

O próprio Jesus Cristo ensina isso no momento de sua tentação: "Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mateus 4:8-10).

A partir daqui é possível entender onde e como "adoração" e "oração" tornam-se ingredientes de um mesmo ato.

Na oração ensinada por Cristo temos a seguinte expressão "Santificado Seja o Seu Nome". O que isso significa? Santificado significa honrado, reverenciado, considerado santo, separado, glorificado.

Esta era a maneira como o judeu daquela época comumente aludia ao próprio Deus, pois além do mandamento de não tomar o nome dEle em vão, eles tinham um senso da majestade e santidade de Deus tão desenvolvido, que se tornou costumeiro entre eles jamais pronunciar o nome divino, porquanto sentiam que o próprio nome, e até as letras formadoras dele, eram tão sagradas e santas, e eles mesmos tão pequenos e indignos, que não ousavam mencioná-lo, e referiam-se a Deus com as palavras "teu nome". Portanto, essa expressão indica o próprio Deus, sua pessoa, caráter, atributos.

Deus se revelou aos filhos de Israel usando diversos nomes que destacamos aqui para ampliar a nossa visão da presente fala de Jesus. O nome El ou Elohim - fala de seu poder, sua força, seu domínio; Elyon - de seu ser sublime e exaltado; Adonai - fala dele como Senhor, onipotente, soberano, a quem tudo está sujeito; Shaddai - como possuidor de todo poder no céu e na terra, que a tudo subjuga, que é o controlador e governador dos seres humanos e da natureza; Emanuel - é o Deus conosco. Yahweh - Eu Sou o que Sou, isto é, imutável, auto-existente.

Com freqüência, certos termos qualificativos eram adicionados ao nome Yahweh. Termos tais como: Sabaoth - O Senhor dos exércitos; Jiré - O Senhor proverá; Rapha - O Senhor que cura; Nissi - O Senhor é minha bandeira; Shalom - O Senhor é nossa paz; Ra'ah - O Senhor é meu pastor; Tsidkenu - O Senhor é nossa justiça; Shammah - O Senhor está presente.

Ao se apresentar com esses diversos nomes, Deus esteve revelando facetas da Sua pessoa, do Seu ser e também do Seu caráter e atributos, para conhecimento da humanidade. Em certo sentido, as palavras "teu nome", envolvem tudo isso. Então, o propósito desta petição visa exprimir o desejo de que Deus, e tudo quanto o seu nome representa, seja reverenciado, honrado, glorificado.

O nome de Deus só pode ser honrado e reverenciado entre os homens através das nossas vidas! Como filhos e verdadeiros adoradores, funcionamos como espelho da sua grandeza e glória. "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra...E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" (João 17:6,26).

É preciso refletir seriamente sobre isso e avaliar se realmente este tem sido o nosso desejo! Afinal, ser um adorador verdadeiro e buscar sua face em oração requer atitudes que nem sempre estamos dispostos a desepenhar em nosso dia a dia.

Muitos cristãos da atualidade, e com muita humildade eu me incluo nessa longa lista, precisam sucumbir suas paixões, avaliar suas atitudes e entender melhor as implicações do caminho que conduz aos Céus. Só assim poderemos dizer, em espírito e em verdade, como o salmista Davi disse no Salmo 34:3; "Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome".

Em suas breves, porém profundas palavras, o salmista demonstrou estar realmente interessado que a grandeza de Deus transparecesse cada vez mais intensamente entre os homens. Que assim seja conosco.

Deus te abençõe.