Nos tempos atuais e com tantas trasnformações ocorrendo em nossa sociedade, uma pergunta se faz necessária quanto a figura masculina no seio da família. A pergunta é "Até que ponto o marido é importante?"
O marido é o líder da família ainda que, por circunstâncias diversas, não seja ele o detentor dos recursos financeiros. Em outras palavras, ainda que a mulher seja a responsável pelas despesas, em razão de suas atividades fora do lar, o marido continua como o líder do casal.
Esta liderança não será imposta, mas adquirida não por força e nem por violência, como ensina a Bíblia Sagrada. A liderança não muda de um para outro em função da capacidade financeira dos cônjuges.
Está escrito na Bíblia que a mulher deve ser submissa ao marido. É uma submissão em amor e não em escravidão. Quando esse preceito divino é quebrado, a família entra em crise.
"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher..." - Efésios 5.22 e 23.
A partir disso, entende-se claramente que a formação moral dos filhos é de responsabilidade da família. Não é da Igreja, nem da Escola. O caráter dos homens é formado no seio familiar.
Provérbios 22.6 ensina: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".
Na Escola, nossos filhos recebem lições de Matemática, Geometria, Geografia, História e de outras disciplinas. Na família, eles aprendem a amar o próximo; a amar a Deus sobre todas as coisas; respeito e honestidade; a serem obedientes aos seus superiores, além de outros conceitos sociais que, bem desenvolvidos em família, serão no futuro levados até a sociedade.
Os pais devem preparar seus filhos para o enfrentamento da batalha da vida, com suas armadilhas e mil adversidades. O exemplo de vida em sintonia com os padrões éticos e morais é o melhor tesouro que os pais deixam para os filhos. A maior e melhor herança.
Deus te abençõe.