Creio que você não deva gostar de sofrer. Aliás, você conhece alguém que goste? Duvido muito! Mas sofrer não é tão ruim assim; na verdade, sofrer é bom.
Pode parecer meio que loucura afirmar isso, mas trata-se de uma grande verdade. O sofrimento faz parte da vida e saber conviver com este fato alivia a alma, te fazendo não querer mais fugir em vão de algo que estará sempre ligado a você.
O sofrimento também te faz crescer e amadurecer diante de inúmeras questões que surgirão ao longo da vida, como educação de filhos, casamento, desemprego, enfermidades, dívidas, traição, morte. Nessas e em muitas outras situações serão as experiências adquiridas durante os sofrimentos passados que farão toda a diferença.
Mas um aspecto muito interessante sobre o sofrimento é que ele aproxima o homem de Deus. Ainda não conheci ninguém que, ao se deparar com uma grande adversidade, não tenha dito ao menos uma vez "Ai, meu Deus!". E isso é perfeitamente compreensível, pois nada mais é que o homem manifestando sua essência enquanto criatura de Deus. O homem depende Dele!
Se olharmos para o Éden veremos que o propósito de Deus era estar sempre próximo do homem, mas o pecado afastou esta possibilidade distanciando um do outro. Com isso, o homem foi obrigado a conviver com as consequências de suas escolhas, que nem sempre foram ou são boas.
Sendo assim, quaisquer dificuldades trazem à memória do homem a existência de um Deus bondoso e cheio de amor, pronto para socorrê-lo. E é exatamente isso que Salmos 130 nos ensina.
A narrativa inicia com o salmista apresentando-se numa situação sombria e de extrema angústia, que ele mesmo define como "profundezas" - Vs: 1. Ao continuar o texto, vemos que seu clamor é intenso e que ele não vislumbra socorro em nenhum outro senão no próprio Deus - Vs: 5 e 6.
Mas é o reconhecimento da soberania e da misericórdia de Deus trazido nos versos 7 e 8 que mais fascina. Aqui o salmista manifesta sua fé convicta na misericórdia e redenção, não apenas para ele mas para toda a nação de Israel.
Entender que os sofrimentos são acontecimentos favoráveis em nossa vida não é difícil. Basta termos a convicção de que o amor de Deus por nós é maior que tudo e todos! E esta convição só é despertada em nós quando reconhecemos que o sofrimento nada mais é do que a consequência inevitável do pecado no Éden.
Mas Deus amou o mundo de tal maneira que, para corrigir isso, entregou o seu próprio e único filho Jesus Cristo para morrer por todos nós - João 3:16 - e assim, nos trazer novamente para junto Dele - Rm 5:8-11. Lembre-se dessa verdade todas as vezes que estiver passando por um sofrimento. Você também verá que sofrer é bom.
Deus te abençõe.