É muito fácil se dizer cristão nos dias de hoje. Aliás, se fizéssemos uma enquete pelas ruas de quaisquer cidades, muito provavelmente encontraríamos tantos cristãos que seria possível lotar o estádio do Maracanã em poucas horas.
Fato é que hoje "qualquer um" se diz cristão como se esta afirmação fosse a onda do momento!
Particularmente, eu penso que a "facilidade" de rotular-se assim está mais associada ao interesse econômico, que propriamente à convicção de uma real conversão em Cristo. Afinal, o cristianismo protestante no Brasil tornou-se um respeitado "mercado consumista", formado atualmente por mais de 30 milhões de brasileiros.
Mas, do mesmo jeito que alguns "se tornam cristãos" com o objetivo de atingir essa massa populacional consumista - e aqui refiro-me diretamente a artistas populares que conheço - , muitos dessa massa se quer sabem exatamente o que é ser um cristão de verdade.
Ser cristão não é usufruir de uma moda barata, composta por músicas dançantes e que afloram sentimentos ou usar um linguajar diferente.
É isso que Jesus Cristo quis ensinar no Evangelho de João 14.6, quando disse: "Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
Ser cristão é, primeiro, assumir definitivamente um novo jeito de viver em todos os momentos de sua vida, priorizando a Santidade como único meio de se chegar a Deus, além de entender o que é pecado à luz da Bíblia e procurar evitá-lo ao máximo em cada dia de sua vida.
Um cristão verdadeiro entende que jamais será totalmente santo e que em algum momento de sua trajetória terrena irá errar por acidente, mas ele também tem plena consciência que não deve aceitar a prática do pecado como costume, sob a pena de violar seu relacionamento com Cristo.
Ou seja, pecar precisa causar no cristão verdadeiro tristeza e dor profundas na própria alma, pois ao pecar quem fica mais entristecido é Aquele que sofreu e morreu na cruz para libertá-lo desta prática. A isso damos o nome de arrependimento, algo bem diferente de remorso e que poucos sabem diferenciar.
Quando Cristo diz ser Caminho, Verdade e Vida, Ele resume em sí tudo aquilo que desejamos e que, por engano, buscamos no pecado.
Para aqueles que seguem por caminhos como drogas, bebidas ou prostituição, buscando a felicidade, Jesus diz: Eu sou o melhor Caminho! Para aqueles que se desesperam por não encontrar nas religiões a verdadeira a razão de sua existência, Jesus diz: Eu sou a Verdade! Para aqueles que acham que a morte irá prevalecer sobre tudo e todos nessa terra como um ponto final, Jesus diz: Eu sou a Vida!
Jesus Cristo finaliza o texto que lemos mais acima dizendo que ninguém irá ao Pai se não for por intermédio Dele. Com isso, Ele deixa bem claro que existe sim um segundo momento em nossa existência, e que este outro momento poderá ser desfrutado junto ao próprio Deus!
Ser um cristão verdadeiro é entender e lutar para viver tudo isso!
Se você ainda não conhece Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida, saiba que hoje, agora, neste momento, esta chance é estendida a você. Basta recebê-lo em seu coração e assumir definitivamente um compromisso de Santidade verdadeira com Ele.
Se você desejar fazer isso, repita esta breve oração comigo:
Senhor Jesus, muito obrigado por me alcançar com suas misericórdias. Peço perdão pelos meus pecados e que escreva o meu nome no Livro da Vida. Declaro que a partir de hoje Tú serás o meu Senhor e eu serei propriedade sua, para todo o sempre. Em Teu nome eu oro e agradeço, amém!
Deus te abençõe.